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Como desinchar a barriga: saiba que alimentos deve consumir

Como desinchar a barriga: saiba que alimentos deve consumir

Como desinchar a barriga: saiba que alimentos deve consumir

Tem dias em que parece que a barriga está bem maior do que deveria. O inchaço abdominal pode ocorrer por causa de acúmulo de gases ou líquidos, que aparece depois do consumo de alimentos cuja digestão é mais difícil, em casos de prisão de ventre e até como reação a alguns medicamentos. As mulheres têm mais tendência a sofrer com esse inchaço, especialmente no período pré-menstrual, quando há uma maior retenção de líquidos pelo organismo. É possível, no entanto, escolher alguns alimentos que ajudam a desinchar a barriga e melhorar bastante esse desconforto.

Como desinchar a barriga

Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos não apenas para combater a distensão abdominal, mas sim regularmente, para prevenir esse problema.

-Chá

O chá verde e as infusões de hibisco, de hortelã e de gengibre possuem ação termogénica, colaboram para a digestão e são anti-inflamatórios. Para potencializar o efeito dessas bebidas, pode ainda acrescentar cravo e canela e beber assim que acordar ou antes de dormir.

-Papaia

É uma fruta que deve ser consumida com frequência por quem sofre de inchaço, especialmente por prevenir a obstipação, graças a duas enzimas chamadas papaína e quimopapaína, que quebram as proteínas presentes nos alimentos.

-Banana

O potássio é importante para evitar ou aliviar esse desconforto, porque ajuda a eliminar o excesso de sódio no organismo. A banana é uma das principais fontes desse mineral.

-Grãos integrais

Não é novidade que os grãos integrais são fontes de fibras solúveis. E o que isso significa? As fibras são responsáveis pela digestão e bom funcionamento do nosso intestino. Por isso, adicione na sua rotina alimentar o consumo de linhaça, chia, entre outros. Um bom exemplo é a quinoa, que é especialmente indicada por conter grande quantidade de potássio, importante para evitar o inchaço.

-Folhas verdes

Vegetais como alface e couve possuem alto teor de clorofila. Esta substância limpa o intestino e reduz o excesso de líquido, o que ajuda a desinchar a barriga.

- Cenoura

As vitaminas da cenoura estimulam o metabolismo a trabalhar, o que é essencial para evitar o inchaço causado por uma digestão lenta.

- Abacaxi

Já percebeu como o abacaxi combina com carne? E não é apenas por causa do sabor. A fruta facilita a digestão da proteína animal, o que evita aquela sensação de estômago pesado que sentimos depois de comer um churrasco, por exemplo.

- Kiwi

Mais um alimento rico em clorofila e minerais, como o potássio, que limpam o organismo e reduz o inchaço.

- Água e atividade física

Além de incluir estes alimentos na sua dieta, é essencial ingerir muita água durante todo o dia. Esta é a melhor forma de limpar o organismo e evitar ou reduzir o inchaço. E mais: evite consumir produtos ricos em sal, já que o sódio é um dos principais responsáveis pela retenção de líquido.

 

Por fim, não se esqueça de praticar regularmente atividade física que, entre outros diversos benefícios, colabora também para evitar a retenção de líquidos e inchaço.



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